segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Causas e Consequências






Podemos dizer que a água de uma região está poluída quando uma ou mais de suas utilidades foi prejudicada.Isso pode atingir os seres humanos de forma catastrófica,pois usamos a água para próprio consumo, porém, principalmente para a nossa alimentação.Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento.A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro. Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos originado de alguma erosão.
A contaminação agrícola é um dos principais tipos de contaminação. Há várias formas de poluir a água nesse meio.Como os resíduos do uso de agrotóxicos(comum na agropecuária), que vêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. Outra maneira de se poluí-la no meio agrícola é o uso em excesso de fertilizantes, que acaba sendo carregado pelas chuvas aos rios locais, aumentando a reprodução de fictoplancton e algas macroscópicas, que acabam cobrindo a superficie da agua,além de dificultar a penetração da luz, impossibilitando assim a fotossíntese nas zonas inferiores, reduzindo a produção de oxigênio e a morte de vegetais.A decomposição desses vegetais, aumenta o consumo de oxigênio, aumentando assim a desoxigenação das águas.


Outro tipo muito ocorrente é a poluição urbana, que pode vir de despejos de esgoto domestico e industrial, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades, como lixo, entulhos e produtos tóxicos são levados para os rios com a ajuda das chuvas. Os resíduos líquidos carregam poluentes orgânicos (que são mais fáceis de ser controlados do que os inorgânicos, quando em pequena quantidade). As indústrias produzem grande quantidade de resíduos em seus processos, uma parte é retida pelas instalações de tratamento dessa mesma indústria,que consegue reter os resíduos (sólidos e líquidos) a outra é despejada no ambiente. No processo de tratamento dos resíduos também é produzido outro resíduo chamado "chorume", líquido que precisa novamente de tratamento e controle. A matéria orgânica biodegradavel faz com que uma explosão de microorganismos na população e que consome parte do oxigenio. Todas as bactérias e virus e parasitas causam por ano, no Brasil 250 milhoes de casos de doenças como coléra, diarréia, e hepatite A, sendo dessas 250, 10 resultantes em morte.

5 comentários:

janaina disse...

por que apoluição?eu acho que seria + facil sitodos coperaci´´´´
eu acho pessumo ver apoluição olugar ficar + feio onde tem poluição fica + fedido poluição traiz doença chega ha ter matar
por favor não polua meio abiemte

gleici kelly disse...

excelente!!!!!!!!!!!!
amei esse assunto ele me ajudou bastante no meu trabalho p/o projeto raizes da escola em q estudo!!!!!!!!!!Parabéns.

GLEICE disse...

exelente reportagem a poluiçao e um problema serio q deve ser abordado sempre para chegarmos a uma soluçao

A Geografia da Amazônia Ribeirinha disse...

Kézia: A poluição das águas é um crime para humanidade, haja vista, que tod@s sofreram as consequências danosas dessa atitude.

A Geografia da Amazônia Ribeirinha disse...

Kézia, nós moradores da Amazônia, já estamos sentindo exatamente o preço da poluição das águas. Você acredita, existe município da Amazônia que é necessário carro pipa abastecer diariamente as familias porque empresas poluíram os lençóis subterrâneos?
Dessa maneira onde vamos chegar?